O que é Tricologia!? Para que serve? Qual sua a história?
Muitos já se perguntaram o que é tricologia e para que ela serve. Bom hoje vamos falar um pouco dessa técnica que vem crescendo exponencialmente a cada dia.
A Tricologia faz é uma área da Dermatologia (especialidade médica) do qual trabalha na área de soluções capilares, mais antes de sabermos mais sobre essa nobre ciência vamos falar resumidamente um pouco de seu trajeto ate nós nos dias de hoje.
Essa ciência que estuda os cabelos que hoje temos acesso foi iniciada no de 1902, na Inglaterra. Um grupo de médicos, cientistas e cabeleireiros se reuniram com a determinação de estudarem doenças do couro cabeludo. Então assim fundaram o College of Diseases of Hair (Faculdade das Enfermidades do Cabelo) com intuito de promover estudos científicos de forma profissional e compartilhar conhecimentos promovendo a ciência do cabelo.
Em 1925, a tricologia teve a sua primeira constituição formal, o Institute of Trichologist, e por seu trabalho sério a instituição ainda é prestigiada e referenciada ate nos dia de hoje.
Em 1928, sob a supervisão de Sr. Francis Law, foi fundado o Hospital Scalp and Hair ( Hospital do cabelo e couro cabeludo). Por prestar diversos serviços públicos essa instituição se tornou muito respeitada. E assim o conceito de Tricologia começou a se solidificar.
Com o desenvolvimento da Tricologia na Inglaterra o mundo começou a compreender a sua importância . E assim, em 1974, uma associação sem fins lucrativos foi criada na Califórnia, E.U.A.
International Association of Trichologist |
A International Association of Trichologist (IAT) está presente em todo o mundo e promove o estudo, a pesquisa e a prática legítima, em todos aspectos, do tratamento e cuidados do cabelo e do couro cabeludo. Nos dias de hoje sua sede fica na cidade de Sydney, Austrália, onde é presidida pelo renomado e internacionalmente reconhecido tricologista, Mr. David Salinger.
Mr. David Salinger palestrando no congresso de Tricologia |
Hoje no Brasil temos a Academia Brasileira de Tricologia (ABT). As atividades se iniciaram em 2011, atualmente a ABT esta consolidada e é referência no cenário da Tricologia e Terapia Capilar, ministrando curso por todo Brasil e no exterior. Caso tenha curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a ABT, Clique Aqui.
Para Que Serve?
A Tricologia estuda e encontra soluções para diversos distúrbios ou anormalidades do couro cabeludo que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como a queda, quebra dos fios, caspa, infecções e outros problemas no couro cabeludo.
O problema mais recorrente procurado pelos pacientes é a queda de cabelo e a calvície. Achamos que possa ser coisas da genética que possa ter passado de geração por geração, mais a tricologia é um instrumento que vai mais além embora esse conceito para nós pareça ter sentido, mais a resposta é não. Existem vários motivos para que essas anormalidades aconteçam, desde um desequilíbrio emocional a um desequilíbrio do próprio organismo. O medico tricologista é capaz de identificar a causa e encontrar o tratamento para esse problema. Afinal, a investigação de toda queda de cabelo precisa começar com uma boa entrevista (anamnese), exame físico (fios e couro cabeludo e corpo) e exames complementares (que apenas o médico é habilitado para solicitar).
Tricocospia |
Tricograma |
Fototricograma |
Em alguns casos, o diagnóstico pede mais exames, como a realização de biópsia para o exame anátomo patológico do couro cabeludo.
O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com diagnóstico e, por isso, a avaliação especializada é extremamente importante.
Se não encontramos a raiz do problema a chance de sucesso é muito pequena.
Essa área da tricologia se torna um mundo curioso que vem a evoluir a cada dia, nossa saúde sendo vista através dos fios e do couro cabeludo que não apenas podem identificar doenças capilares, mais nosso corpo como um todo.
Se a saúde do seu cabelo não está bem, é sinal que algo dentro de você está errado e merece uma investigação. Cremes, shampoo e a massagem para "estimular a circulação" podem adiar um diagnóstico sério e comprometer a recuperação da sua saúde.
Não deixe seus cabelos nas mãos de leigos.
Comentários
Postar um comentário