Cuidados para pele negra
Discas e cuidados para pele negra.
Foto: Thallita Souza |
A pele negra possui maior resistência ao sol e ao envelhecimento, uma vantagem muito boa não é mesmo? Mas as desvantagens também devem ser conhecidas e principalmente cuidadas caso tenham anormalidades que vamos citar nesse assunto de agora.
A pele negra é rica em melanina e por causa faz com que ela seja mais resistente as agressões externas ao sol, e alem disso retarda o envelhecimento. É inconsequente acharmos que a pele negra não precisa de cuidados diários, já que está mais favorável a olheiras, manchas escuras ou oleosidade excessiva, ao mesmo tempo que também está sujeita ao ressecamento. São dois extremos de vantagens e desvantagens que podemos lhe dar com esse tipo de pele e são sobre esses cuidados que iremos citar para torna-la mais saudável.
Cuidados essenciais
1. Protetor solar com toque seco
Pele manchada (Melasma) |
A maioria das pessoas acham que pele negra não precisa de proteção solar já que ela apresenta algumas vantagens em relação a isso como citamos a cima! pois esqueçam esse mito senhoritas de peles negras, antes de qualquer produto de beleza o protetor solar precisa ser indispensável, pois ele vai evitar as manchas causadas pelo sol.
2. Esfoliante para o corpo
A pele negra tem facilidade para se ressecar, que dá o aspecto de uma pele de esbranquiçado. Uma dica bem viável é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como os pés, joelhos e cotovelos que costumam ser bem ressecados, a esfoliação melhor a textura da pele ressecada e retira as células mortas e impurezas. As partículas encontradas no produto limpam a pele e deixa ela mais lisa e fina.
Depois aplique um hidratante corporal enquanto a pele estiver úmida para que a cútis absorva o melhor do produto e "acalme" a pele.
3. Sabonete em gel
A limpeza diária com sabonete específico, se torna primordial para a vitalidade e saúde da pele negra, e esse sabonete que estamos falando é o sabonete em gel, ele ajuda no controle de oleosidade da pele negra, desde que a higienização seja feita com excelência, na parta da manhã, a noite ou antes de dormir, isso para que o produto retire o excesso de sebo e desobstrua os poros para que não possa ocorrer problemas como acnes e espinhas, se não forem limpos adequadamente. Essa opção de sabonete é a mais leve e pratica para esses cuidados.
4. Cremes Anti-Idade
Ator: Will Smith |
A pele escura conta com altos níveis de colágeno, isso significa que ela pode apresentar rugas e linhas de expressão mais tarde do que as peles mais claras. Por isso os cremes anti-idade podem ser aplicados mais tarde do que o convencional, la pela faixa de 40 anos ao invés dos 25 ou 30 anos onde normalmente se inicia os sinais de envelhecimento. Uma boa dica é incluir produtos antirrugas quando aparecem as primeiras linhas finas ao redor da boca e olhos, sem contar também com os sinais de flacidez.
Você Sabia?
A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros. É claro que a diferença não se resume à pigmentação. O que se observa em indivíduos de qualquer idade é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes — ou seja, menos sensível.
A pele negra é mais lisa porque envelhece menos, devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso, acne e foliculite podem surgir. Outra vantagem é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação. Geralmente as peles negras são mais oleosas.
Não nos resta dúvidas de que quem possui pele negra ganhou uma ajudinha da genética, mesmo assim, não podemos deixar de ter cuidados que possa corresponder á uma pele mais saudável. Conheça mais dicas sobre Cuidados com a pele.
Dicas na Aromaterapia Para Cuidados com a Pele
Uma dica bem eficiente na aromaterapia para tratar de manchas na pele, é através do óleo essencial de olíbano (Boswellia carterii).
Óleo Essencial de Olíbano (Boswellia Carterii). |
O óleo essencial de olíbano atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce. Também age contra inflamações e reforça o sistema imunológico, retardando e tratando o aparecimento de manchas. Além disso há comprovações de seu poder anticancerígeno, entre muitos outros benefícios.
No antigo Egito o olíbano era conhecido como fonte rejuvenescedora e foi intitulado como "Rei dos óleos".
Mais se você quer potencializar e agregar efeitos junto com o óleo essencial de olíbano, o nome mais indicado é Palmarosa (Cymbopogon Martinii).
A palmarosa é um importante regenerador de tecidos e age como um hidratante profundo o que potencializa o tratamento da pele.
Óleo Essencial de Palmarosa (cymbopogon Martinii) |
Receita:
Acrescente 6 gotas de óleo essencial de olíbano em 50g de creme neutro e adicione mais 2 gotas de óleo essencial de palmarosa, misture bem e armazene em embalagem limpa de preferencia que não tenha exposição a luz. Aplique na região duas vezes ao dia.
Obs. em casos de inflamações, também pode ser usado o óleo essencial de melaleuca
Foto:Thallita Souza |
Há muitos métodos para tratamento de pele independente da cor, embora algumas sejam mais específicas, mas todas merecem atenção e cuidados.
Lembrando que apesar de muitas técnicas inovadoras, inúmeros recursos e tecnologia altamente avançada, os principais cuidados se inicia por hábitos diários para que você tenha uma pele bonita e saudável.
Obs. Indispensável o acompanhamento e avaliação de um profissional capacitado e de sua confiança avaliar a sua pele para que aja uma melhor escolha para o tratamento ideal, pois nem todas as receitas caseiras se adaptam a todos os tipos de pele.
Comentários
Postar um comentário