Limpeza de Pele! Seus benefícios, verdades, mitos e dicas!
O que é limpeza de pele?
A limpeza de pele é um procedimento estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética, que tem como objetivo remover cravos e impurezas da pele. A limpeza de pele também remove o milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros, e ao contrário do que muitos pensam esse procedimento é contraindicado para remoção de espinhas.
Indicações da limpeza de Pele
A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável.
Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.
Por que fazer?
A pele do nosso rosto está sempre exposta a diversos fatores como: poluição, sol, estresse, alteração hormonal, aquela maquiagem que a gente ama passar, entre outros. Tudo isso faz com que aumente a oleosidade gerando o fechamento dos poros, que posteriormente formam os cravos e espinhas.
Dá pra acreditar que limpeza de pele previne o envelhecimento? Pois pode acreditar, previne! A renovação celular que é provocada na esfoliação, a limpeza dos poros e os produtos hidratantes que usamos ajudam no combate as terríveis rugas.
A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar.
Etapas e Procedimentos
- Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.
- Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos. "A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares"
- Extração: Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, e pode durar 30 minutos ou mais, dependendo do estado da pele. Em seguida da esfoliação, a pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a extração, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro).
O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de, no máximo, cinco minutos, isso porque, apesar do ozônio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado, principalmente em gestantes.
Após esse tempo, é aplicado, por mais dez minutos, apenas o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente.
A retirada de cravos e miliuns, deve utilizar técnicas corretas de manipulação.
Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior.
Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável.
"Para pacientes mais sensíveis a dor, pode-se usar anestésico tópico previamente, mas geralmente isso não se faz necessário".
Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.
- Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.
- Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 minutos a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.
- Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.
Preste atenção:
"Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados, e estar dentro do prazo de validade para que não haja risco de provocar alergias e irritações"
"Produtos manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais só podem ser usados com a orientação e supervisão de um médico dermatologista".
O tempo entre uma limpeza e outra vai depender muito do tipo de pele de cada paciente. Peles normais à secas podem repetir a limpeza a cada dois meses.
Já a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior, o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso.
Benefícios da limpeza de pele
- A limpeza de pele aumenta a hidratação;
- Regula a oleosidade;
- Previne o aparecimento de acne;
- Melhora a firmeza da pele;
- Regula o Ph;
- Auxilia a renovação celular;
- Ajuda a fechar os poros abertos;
- Pele limpa e sedosa e sem os temidos cravos e espinhas.
Mascara de Argila verde para tratar pele oleosa |
Verdades e Mitos
Vamos esclarecer algumas curiosidades dos mitos e verdades sobre a limpeza de pele.
1. A LIMPEZA DE PELE DEVE SER FEITA EM TODOS OS TIPOS DE PELE?
Verdade! Apesar de ser um tratamento muito recomendado para quem tem a pele oleosa e com acne, a limpeza de pele é perfeita para aumentar o efeito dos seus produtos de cuidados diários, como tônicos e hidratantes, utilizados em todos tipos de pele. Isso porque ela abre o caminho para eles agirem mais profundamente, trazendo resultados melhores e mais duradouros para a manutenção da saúde do seu rosto. O que vai variar é a frequência e os produtos utilizados pelo seu profissional: quem tem peles muito oleosas e acneicas pode fazer uma vez por mês, peles normais, de três em três meses e as secas, de seis em seis.
2. POSSO PEGAR SOL DEPOIS DA LIMPEZA DE PELE?
Não. Utilizar o filtro solar no rosto é um dos principais cuidados que você precisa ter após a limpeza de pele. Isso acontece porque, depois do procedimento, é normal que a sua pele fique irritada ou sensibilizada. Ao juntar isso com a exposição ao sol sem proteção, você pode acabar ficando com manchas que vão ser bem difíceis de se reverter depois. Por isso, na hora de sair, não deixe de usar o protetor solar que tenha, no mínimo, fps 30(fator de proteção solar). Para aumentar ainda mais a proteção, você também pode investir em acessórios como chapéus e bonés.
3. OS CUIDADOS DIÁRIOS PODEM CONTINUAR NORMALMENTE DEPOIS DA LIMPEZA DE PELE?
Depende do produto. Além do protetor solar, que deve fazer parte dos seus cuidados diários, mas é essencial para a pele após a limpeza, a hidratação também é algo que pode ajudar a pele a se recuperar depois da irritação causada pelo procedimento. As únicas ressalvas devem ser para os produtos de cuidados com a pele que têm ácidos em sua composição: eles podem agredir ainda mais a superfície que já está sensibilizada e tornar a sua recuperação mais lenta.
4. A ESFOLIAÇÃO FEITA EM CASA PODE SENSIBILIZAR A PELE ANTES DA LIMPEZA?
Sim. Os cuidados rotineiros que podem deixar a pele sensibilizada, como a esfoliação, também devem ser evitados por três dias antes da limpeza de pele. Isso deve acontecer para evitar que ela fique muito irritada depois do processo. O mesmo vale para espinhas inflamadas e outros machucados: o caso deve ser avaliado pelo seu profissional antes da limpeza de pele começar. Pode ser recomendado adiar a sessão por alguns dias buscando a recuperação completa da pele.
5. A LIMPEZA DE PELE PODE CLAREAR MANCHAS NO ROSTO?
Não. Por mais que a limpeza de pele trate profundamente da pele, ela não tem o poder de clarear as manchas de qualquer procedência – ela apenas diminui a oleosidade e tira os cravos. Se você já tem uma predisposição a ficar com manchinhas na pele, precisa cuidar ainda mais dela antes e depois do procedimento. Também é válido conversar com o seu dermatologista para que ele indique o melhor tratamento a ser feito por você.
Recomendações: A Limpeza de Pele não promove riscos desde que observadas todas as indicações e contraindicações. A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar após a Limpeza de Pele, para isso seguir os cuidados abaixo: Deixar a pele se recuperar, pois a extração de cravos sensibiliza e irrita a pele.
Nosso rosto é o nosso cartão de visita, não se trata de vaidade mais sim dos cuidados e investimentos que fazemos em nós mesmo, a beleza também faz parte saúde.
Ter saúde é sentir-se bem e a beleza faz parte do bem-estar
"O bom funcionamento dos órgãos reflete no exterior, e esse é só mais um dos motivos pelo qual a saúde e a beleza andam juntas"
Comentários
Postar um comentário